Escolas brasileiras como modelo
Anísio Teixeira
O Anísio foi quem almejou e lutou bravamente, por uma escola publica e de qualidade. Mesmo ele tendo estudado em colégio de jesuítas e a priore querendo entrar para a Ordem, não era esse o desejo de seu pai, com isso enviou o filho para estudar no Rio de Janeiro.
fazendo sua primeira viagem para os Estados Unidos e conhecendo a educação de lá, almejou que no Brasil precisava de escola publica de qualidade. E foi essa sua luta por longos anos , mesmo sendo impedido por algumas vezes a ponto de ser exilado, uma vez para a Bahia de onde era natural e outa para os Estados Unidos , acusado de comunista. porem o sangue de Anísio pulsava em suas veis pela a educação democrática. Publica laica e obrigatória.
E foi assim sua trajetória, deixando como modelo a escola parque em Salvador, um escola que é o exemplo de cidadania e igualdade. Para que todos (as), através da educação tenha oportunidades necessárias na vida, que queira caminhar.
Mas sua morte que aconteceu de forma misteriosa e trágica, já que era visto como "comunista", e esses viviam sendo perseguidos pelos os militares, pois estávamos em regime de ditadura depois do golpe de 1964, e a morte d Anísio aconteceu em 1971, essa morte nunca foi aceita pela família como acidental. Porem não tem como provar ao contrário.
Mas os estudiosos de Anísio Teixeira não deixa seu legado morrer, e lutam para que seu sonho sejas cada dia mais real. E universidades federais como a UFSB. tem como inspiração educadores como, Anísio, Paulo Freire e outros com ideologia de educação semelhante, então tem eles como seus patronos .
Comentários
Postar um comentário